Unimat Combi 08-275: máquina niveladora, alinhadora e socadora de 1 dormente para linha corrida e AMV, de ação cíclica, com levante de 3 trilhos e reboque com arado regulador e dispositivo de vassoura integrado
Máquina multifuncional
Socaria e regularização com uma só máquina
Manutenção econômica de linhas corridas e AMV, em tráfego de alta velocidade
A UNIMAT COMBI 08-275 está equipada com o sistema de medição do estado geométrico da linha por navegação inercial sem contato baseado em GPS da Plasser & Theurer. Este sistema amplia o campo de aplicação das nossas socadoras universais.
A primeira UNIMAT COMBI 08-275 foi fornecida à Rede Ferroviária Italiana (RFI), em Bolonha, no ano de 2010. Atualmente, a RFI dispõe de cinco UNIMAT COMBI 08-275 consignadas às gerências de exploração ferroviária de Nápoles, Florença, Reggio di Calabria e Palermo.
Até fins de 2017, Plasser & Theurer fornecerá outra série de máquinas novas, todas elas equipadas com o sistema de controle ferroviário prescrito na Itália.
Estas máquinas serão aplicadas para a eliminação de defeitos pontuais, tanto nos trechos de alta velocidade como também nos trechos convencionais. Três vezes por semana, em intervenções noturnas de quatro a cinco horas de duração, são socados, regularizados e varridos aprox. 1.000 m de linha corrida e um a dois AMVs.
Requisitos especiais à geometria da via em linhas de alta velocidade
Na Itália as linhas de alta velocidade são inspecionadas quanto a defeitos de onda com comprimentos de até 200 m. Atualmente, a medição preliminar somente é obrigatória em linhas de alta velocidade. Os dados absolutos necessários são determinados pelo carro controle EM-SAT ou por aparelhos manuais correspondentes.
Para assegurar ótimos resultados, a UNIMAT COMBI está equipada com nosso sistema de medição do estado geométrico da linha, por navegação inercial. A medição posterior com o DRP somente detecta defeitos de onda curta, sendo que a velocidade máxima é de 5 km/h devido aos eixos de medição baixados sobre os trilhos. Por outro lado, o sistema de medição de geometria de via inercial é capaz de medir a velocidades de até 100 km/h, tanto defeitos de onda curta como de onda longa (D2 e D3).
Os dados medidos podem ser importados ao computador de ajuste automático (ALC), uma função que de momento ainda não é aproveitada pela RFI.
Registro dos parâmetros da via por meio do sistema de medição do estado geométrico da linha por navegação inercial
O sistema de medição do estado geométrico da via por navegação inercial sem contato baseado em GPS consiste da unidade de medição inercial (IMU), da antena GPS, do transmissor rotativo e do sistema ótico de medição da bitola. A unidade de medição inercial e as quatro unidades de medição da bitola estão instalados em um bastidor de medição, fixado nos mancais de eixo do truque. Desta forma o bastidor é guiado paralelamente aos trilhos, medindo sua trajetória através do transmissor rotativo, o que permite extrapolar os parâmetros desejados da linha. Atualmente, este sistema de medição do estado geométrico da linha está instalado em mais de 60 carros controle e máquinas de manutenção de linha em todo o mundo e cumpre todos os requisitos estabelecidos pela diretiva europeia EN13848-2 “Qualidade da geometria da linha – Parte 2: Sistemas de medição – Veículos de Coleta de Dados“.
Medição posterior com o sistema de medição do estado geométrico da linha por navegação inercial
Na UNIMAT COMBI 08-275 o bastidor de medição e os sensores estão montados em cima do truque traseiro. O sistema de medição do estado geométrico da linha por navegação inercial baseado em GPS localiza erros com rapidez e precisão. Após a socaria, regularização e varrimento é realizada a medição final, tornando desnecessária uma passagem do carro controle. Na maioria dos casos a RFI também realiza uma medição antes da socaria.
Com o sistema de medição do estado geométrico da linha por navegação inercial é feito o registro da linha quanto a defeitos de ondas de longo comprimento (D2 e D3) e defeitos de onda curta (D1), conforme a diretiva da RFI sobre manutenção de via permanente. Os erros de geometria são documentados por meio de registro gráfico e de um relatório de erros.
Em linhas secundárias, a RFI emprega suas socadoras também como veículo de medição. Os dados são analisados e comparados com a medição efetuada após a socaria.
Este sistema de medição reduz a duração das intervenções, prestando, assim, mais uma contribuição importante à manutenção econômica da linha com nossas máquinas.