A nova máquina de manutenção de linha corrida e aparelhos de mudança de via Unimat 09-475/4S N-Dynamic reúne, pela primeira vez, as funções de três máquinas: lastramento, socaria, regularização, estabilização e medição final. Disto resulta uma simplificação substancial da logística do canteiro de obras, com grande potencial de economia.
Em um só ciclo de trabalho esta máquina executa a sequência completa e tecnologicamente correta de manutenção da linha corrida e de AMVs. Mesmo tendo em vista a multiplicidade de suas funções a operação da máquina é simples, graças à tecnologia de ponta do sistema de controle, com guiamento assistido por menu. Nós redesenhamos completamente os painéis de controle nos painéis de operação.
Primeiro lastrar – em seguida socar!
Sobretudo nos AMVs há quase sempre falta de lastro. No passado, isto significava que era necessário fornecer e distribuir lastro antes de iniciar a socaria. Essas etapas de trabalho foram eliminadas completamente. O lastro adicional se encontra disponível no vagão MFS (vagão hopper com correia transportadora de material).
Para a manutenção da linha, a Unimat 09-475/4S N-Dynamic está equipada com nossos comprovados dispositivos de trabalho: bancas de socaria bipartidas para 1 dormente, com 16 ferramentas de socaria oscilantes, levante da linha desviada (3° trilho) e socaria de 4 trilhos, todos integrados em um chassi próprio para o serviço no modo de ação contínua.
Regularização, varrimento, estabilização, medição final.
Estas quatro funções estão reunidas na parte traseira da máquina. Aqui também é possível adicionar lastro de reserva nos vãos entre dormentes. Também o grupo estabilizador é de suma importância: com ele é obtida uma homogeneização do lastro, antecipando os recalques iniciais decorrentes dos trabalhos de socaria, de forma controlada. A medição, gravação e interpretação dos parâmetros geométricos da linha segundo os padrões ferroviários constitui a documentação dos trabalhos realizados.