Defeitos superficiais do trilho, bem como folgas nas juntas diminuem o conforto de viagem, danificam o material rodante e causam um impacto negativo na via férrea. Via de regra, estes defeitos somente podem ser removidos na própria linha. O mesmo também se aplica à soldagem de trilhos, razão pela qual também aqui são necessários métodos de intervenção móveis.
A Plasser & Theurer oferece uma gama completa de máquinas para retificação de trilhos. As máquinas esmerilhadoras e reperfiladoras garantem uma correção efetiva e econômica dos defeitos no perfil longitudinal e transversal dos trilhos. Ademais, as máquinas soldadoras móveis da série APT transferiram o comprovado método da soldagem elétrica de topo para a via, onde este método continuou a ser aperfeiçoado ao longo dos anos.
Que tipos de defeitos ocorrem nos trilhos?
O desgaste dos trilhos é um desgaste normal por atrito decorrente da circulação de trens. Quaisquer outros defeitos na linha provocam anomalias adicionais, Normalmente, conta-se com o desgaste e a deformação do boleto do trilho, bem como também com a formação de corrugações e ondas. Todos os defeitos nos trilhos aumentam os custos de manutenção da via. Para os passageiros, estes defeitos se traduzem na redução do conforto de viagem e na geração de ruídos incômodos.
Como os defeitos superficiais dos trilhos são removidos?
O esmerilhamento móvel de trilhos funciona por um lado mediante movimentos oscilatórios dos blocos abrasivos, por outro lado pelo avanço contínuo da máquina. Os blocos se adaptam ao perfil transversal do trilho.
Pelo reperfilamento dos trilhos diretamente na via, o perfil correto do boleto pode ser restabelecido sem necessidade de removê-lo. Para isto se empregam diferentes insertos na sequência apropriada. Uma vantagem adicional desse método é a que os trilhos soldados podem ser reperfilados no seu estado instalado na via.
O processo da soldagem elétrica de topo, há muitos anos aplicada em estaleiros de solda, pode ser aplicado agora também diretamente na via por meio de máquinas soldadoras. Durante o processo de soldagem nenhuma substância estranha é acrescentada. O resultado é uma solda com propriedades mecânicas melhores do que as obtidas por outros métodos de soldagem.