Dados relevantes para trabalhos de manutenção programada:
Medição

Os veículos de medição dos parâmetros geométricos da linha da Plasser & Theurer, denominados carros controle, fornecem uma enorme quantidade de informações, dependendo das necessidades e do equipamento disponível. Além dos dados referentes à qualidade geométrica, estas informações também incluem dados relativos ao perfil do trilho, de desgaste das bordas de rolamento, de inclinação dos trilhos e dos defeitos na superfície de rolamento. Os sistemas de medição modernos são capazes de medir o perfil do gabarito e da banqueta, monitorar o estado das fixações, fazer a inspeção por vídeo e medir a posição da catenária.

Por que medir?

A malha ferroviária é um sistema dinâmico. Os mais diversos fatores, tais como a circulação de trens, a natureza do subsolo, flutuações de temperatura ou precipitações são causas de mudanças constantes. Por esta razão, as medidas de manutenção somente podem ser planejadas com eficiência quando se conhece as condições reais da via, e sobretudo, quando puderem ser detectadas possíveis tendências de deterioração.

Como se faz uma medição eficiente?

Condição necessária para a obtenção dos dados relevantes é a medição regular executada por carros controle. Estes veículos medem a malha ferroviária completa várias vezes por ano. Os dados coletados podem ser compilados em um banco de dados geométricos da linha, onde permanecem disponíveis para análises de longo prazo. Com isto, os departamentos de planejamento dispõem de uma ferramenta de trabalho valiosa. As taxas de deterioração fornecem informações para tomada de decisão com relação às medidas a serem tomadas para restabelecer a geometria nominal da linha e mantê-la pelo máximo tempo possível.

Usamos cookies para aprimorar o desempenho e sua experiência como usuário do nosso site. Ao usar www.plasser.com.br você concorda com a utilização de cookies. Saiba mais