SUM Q-3: Máquina de renovação de linha de ação contínua, com devolução do lastro limpo na via e/ou carregamento em vagões hopper MFS
Precisão e rapidez no modo de 2 dormentes
Renovação da via com gerenciamento de lastro pelo método da linha de montagem
Um búfalo veloz em ritmo de 2 dormentes
Na região de Chemnitz/Alemanha era necessário trocar os dormentes de concreto. Para essa operação empregou-se a máquina de renovação rápida de linha SUM 315 da DB Bahnbau que, com uma produtividade de 2.000 metros por turno, lança sempre dois dormentes por vez.
É sempre impressionante verificar o rendimento e a velocidade que podem ser alcançados quando a equipe de trabalho e a máquina estão bem sintonizados.
A nova máquina de renovação rápida de linha – denominada na DB Bahnbau de “SUM 315” – foi entregue em julho de 2010. Seu apelido: “Búfalo”. Em outubro e novembro de 2015 a DB Bahnbau trocou os dormentes no trecho entre Chemnitz e Niederwiesa. Ao longo de uma seção de 7.105 m os dormentes velhos haviam alcançado o final da sua vida útil. Este tipo de intervenção “renovação de via sem renovação de trilhos“ é um procedimento, no qual os trilhos e o lastro são reinseridos e o traçado e os gradientes permanecem inalterados.
Substituição de dormentes, uma tarefa fácil para este multitalento.
A substituição dos dormentes pelo “Búfalo” é rápida, pois a máquina chega a alcançar uma produtividade de 2.000 metros por turno. Para trocar os dormentes o lastro é retirado e armazenado temporariamente. No início do trabalho, o primeiro passo consiste em montar a corrente de escavação. Cortar os trilhos e levantá-los – nenhum problema. Imediatamente, o trem de renovação avança e está pronto para começar a trabalhar. Para nossa equipe de 10 operários totalmente familiarizados com as propriedades da máquina, a inserção e remoção da corrente de escavação é uma questão de poucos minutos.
O ciclo de 2 dormentes acelera o tempo.
A SUM 315 sempre lança dois dormentes por vez. O suprimento dos dormentes novos ocorre em pares para aproveitar o gabarito disponível. Antes de ser assentados os dormentes são girados em 90 graus. Cada passo é realizado com perfeição. O mesmo pórtico que supre os dormentes novos recolhe uma pilha de dormentes velhos quando retorna. Tão logo os dormentes velhos alcançam o vagão de transporte, um segundo pórtico os assume. Desta forma, o tempo e as distâncias percorridas são consideravelmente reduzidas, aumentando a produtividade total. Os vagões para suprimento de dormentes novos e recolhimento dos velhos ficam acoplados na extremidade frontal da máquina, no sentido de trabalho. Imediatamente atrás da SUM 315 a linha está pronta para o primeiro ciclo de socaria.