Alta qualidade cada vez mais rápida:
Máquinas socadoras, niveladoras e alinhadoras

A circulação segura e confortável em um trem somente é possível sobre via permanente que se encontra na sua posição geométrica correta. As primeiras máquinas que tornaram possível estabelecer esta condição de maneira rápida e confiável foram construídas pela Plasser & Theurer. Para fixar a via na posição correta, Plasser & Theurer desenvolveu o princípio da socaria hidráulica assíncrona por igual pressão, um método que até hoje continua a ser amplamente aplicado.

Milhares de máquinas socadoras, niveladoras e alinhadoras foram construídas ao longo do tempo em Linz. Destas inúmeras se encontram em operação em torno do mundo. Hoje em dia, nosso leque de máquinas abrange uma gama inigualável para satisfazer as necessidades individuais dos usuários. As categorias principais integram socadoras de linha corrida e aparelhos de mudança de via (AMV), construídas com características ferroviárias convencionais. As de linha corrida são equipadas com bancas de socaria para um, dois, três ou quatro dormentes. Além destas, são construídas máquinas autocarregáveis, rodoferroviárias e socadoras leves. Dentro destas categorias também há modelos especiais, por exemplo, máquinas providas de isolamento acústico total ou destinadas a tarefas específicas, tais como para socaria de dormentes tipo Y, para eliminação de defeitos pontuais, para socaria de via com curvas de raios fechados, gabaritos de circulação restrita ou com trilho energizado, bem como máquinas para diferentes bitolas e gabaritos de via.

Por que socar?

Trens em circulação submetem a via permanente a altas solicitações dinâmicas. O sistema completo, composto por trilhos, dormentes e lastro, é um sistema elástico que se deforma e retorna à sua posição inicial.

Com o tempo, em decorrência destas elevadas solicitações, a geometria da via se deteriora e perde sua estabilidade. Isto pode conduzir a anomalias, o que significa que a geometria ideal da via não está mais assegurada, obrigando a administração ferroviária a impor restrições de velocidade que deturpam o tráfego.

Para não chegar a este ponto, a via precisa ser submetida periodicamente a trabalhos de manutenção, isto é, socada, nivelada e alinhada. Desta forma restabelece-se a geometria ideal da via.  

Como a via é socada?

Durante o ciclo de socaria o lastro é compactado debaixo do dormente, garantindo uma camada de apoio estável aos dormentes.

A Plasser & Theurer desenvolveu uma técnica mecanizada para esse fim: o sistema de compactação de pressão constante não-síncrona que em círculos profissionais é considerado pioneiro e de qualidade inigualável. As ferramentas de socaria penetram no lastro de cima para baixo e compactam a brita debaixo do dormente com um movimento de fechamento, denominado aperto. Dois fatores são decisivos: primeiro, todas as ferramentas de socaria trabalham com a mesma pressão; segundo, elas vibram com a frequência ideal de exatamente 35 Hz. Esta vibração linear e direcional, em combinação com o movimento assíncrono da ferramenta de socaria, cria um leito de lastro homogeneamente compactado.

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