Atravessando a noite em alta velocidade – desguarnecimento de lastro em uma linha de alta velocidade mundialmente famosa
Desde 2009 a linha de alta velocidade LGV Sud-Est entre Paris e Lyon está passando por uma renovação completa do lastro. Máquinas da Plasser & Theurer desempenham um papel fundamental nesta obra de dimensões gigantescas.
Em 1981, com a inauguração da linha que conecta Paris com Lyon, começou a história de sucesso do trem de alta velocidade TGV na França. Graças a essa nova infraestrutura, a duração do trajeto, de uma só vez, caiu para a metade do tempo, ou seja, de quatro para duas horas. A parcela de mercado em relação aos voos domésticos aumentou consideravelmente. Em 2009, após 30 a 35 anos de exploração, tomou-se a decisão de renovar completamente o lastro na extensão total desta linha, constituída de mais de 800 km de via dupla. Para este projeto orçamentou-se um prazo de doze anos, dos quais, atualmente, aproximadamente metade dos trabalhos já foram concluídos.
Requisito: breves janelas de trabalho.
Devido à alta densidade de tráfego durante o dia, todos os trabalhos têm de ser realizados exclusivamente durante a noite, entre 22:30 e 05:00 horas. Durante o dia, o TGV circula pela zona em obras a uma velocidade de 120 km/h.
O coração deste projeto é a máquina desguarnecedora de lastro RM 900 HD-100 da empresa Colas Rail, projetada para uma capacidade de limpeza de 900 m3 por hora.
No início do trecho uma escavadeira rodoferroviária faz uma cava para introdução da guia transversal da corrente de escavação. Uma vez na sua posição, a máquina entra em operação.
Alta produtividade noite por noite.
Em cada uma das interdições do tráfego noturno o lastro é desguarnecido em uma extensão média de 800 m e a uma profundidade de escavação de 350 mm, sendo que, em média, 60 % do lastro pode ser reutilizado. O resultado é uma grande economia tanto relativamente a este recurso caro, quanto, também, em relação às distâncias de transporte do mesmo.
A reintrodução do lastro limpo e a introdução do lastro novo ocorre em camadas; cada camada é homogeneizada por meio de um estabilizador dinâmico de linha. Desta maneira, aumenta-se a resistência ao deslocamento lateral da grade da via e, graças a um recalque inicial controlado, estendem-se os intervalos de manutenção.
O sistema de máquinas RM 900 HD-100 combina vários estágios de trabalho, tais como a escavação, o desguarnecimento, a reintrodução do lastro e a primeira estabilização da via.
Os passos de trabalho seguintes são o suprimento de lastro novo, dois ciclos de socaria com estabilização dinâmica da via e o ajustamento da catenária.
Após o alívio da via e o levante e alinhamento final, o trecho é liberado para circulação à velocidade máxima de 300 km/h. Para este propósito, os trilhos são cortados em determinados intervalos para eliminar as tensões que tenham sido geradas durante o desguarnecimento. Em seguida voltam a ser soldados, formando novamente um trilho continuamente soldado.
A confiabilidade é que conta.
Com a finalidade de alcançar uma confiabilidade de 99 %, as máquinas passam por um serviço de manutenção durante o dia. Cada sobressalente é mantido duplamente no estoque para garantir sua máxima disponibilidade. Para um projeto desta envergadura a organização é de importância crucial. Esta premissa é cumprida com perfeição pelas construtoras Colas Rail e ETF em colaboração com a empresa pública ferroviária francesa SNCF.
"Atualmente, a máquina RM 900 chega a desguarnecer de 700 a 800 m por turno de trabalho, dependendo do tempo disponível."
Pierre-Olivier Boutin, diretor do setor de grandes obras, Colas Rail
"Graças ao nosso estoque e à nossa equipe, a eficiência das máquinas é de 99,5 %."
Damien Marteau, gerente adjunto de conservação de via, Colas Rail
"Todos os sobressalentes são mantidos duplamente no estoque para garantir a disponibilidade da máquina."
Stéphane Poupon, operador de máquina, Colas Rail