É a primeira vez que nosso sistema de propulsão híbrido E³ traciona uma máquina socadora de AMV pesada, de ação contínua. A empresa Krebs Gleisbau AG e a ferrovia suíça já apostam nessa nova máquina.
Nosso novo conceito híbrido E³ traciona a máquina através de um motor diesel ou de um motor elétrico, mediante utilização da energia elétrica proveniente da catenária. Ambos os motores geram a pressão hidráulica para todos os sistemas, desde a tração para o traslado e trabalho da máquina até os grupos de trabalho. As primeiras máquinas equipadas com o sistema de propulsão híbrido E³ – uma Socadora Expressa Dinâmica 09-4X E³ e o Sistema Distribuidor de Lastro BDS 2000 E³ – já trabalham regularmente e com êxito na Áustria.
O conceito híbrido cria novas oportunidades de mercado
Krebs Gleisbau AG é a primeira empresa de construção que aposta nesta nova tecnologia. No âmbito de uma concorrência internacional para tecnologia de construção ferroviária, aberta por SBB, BLS e TPF* no ano de 2014 e adjudicada em 2015, a Administração da SBB Infrastruktur, em conjunto com o Departamento de Compras Estratégicas, ofereceu às empresas participantes a oportunidade de apresentar propostas para contratação de manutenção da via permanente por um período de dez anos. Os licitantes partiram da pressuposição de que este contrato de longo prazo estimularia a oferta de inovações tecnológicas na operação destas máquinas de construção e manutenção ferroviária. Para a consecução desta estratégia futurística, o grupo empresarial Krebs Gleisbau delegou sua filial Krebs Gleisbau AG, de Berna. Pano de fundo desta decisão foi o fato de que, na Suiça, a proteção ambiental desempenharia um papel importante.
Devido à topografia e ao aglomerado populacional, as condições locais na Suíça obrigam a considerar o aspecto de “sustentabilidade” com maior ênfase, e, assim, também no segmento de mercado “manutenção mecanizada da via permanente”.
Desta forma, existia para a administração da Krebs Gleisbau AG uma “base fundamentada de investimento” com vistas à “sustentabilidade” a ser aplicada futuramente na tecnologia das máquinas de construção e manutenção de via. O projeto com a denominação “Hybrid E³ – Economic, Ecologic, Ergonomic” nasceu com nossa colaboração, tendo sido elaborado um caderno de encargos para este segmento de mercado. A inovadora Máquina Socadora Universal de AMV Unimat 09-32/4S Dynamic E³ começava a tomar forma.
Com este projeto de investimento, a Krebs Gleisbau AG não somente pretende reduzir as emissões de CO2, como também se dedicar ao tema importante da redução de emissões de ruído na malha ferroviária. Independentemente das inovações técnicas o grupo Krebs quer direcionar o seu foco com mais ênfase ao tema da “sustentabilidade nos trabalhos na rede ferroviária”.
Otimização da proteção sonora para trabalhos silenciosos
Ao lado de uma menor emissão de poluentes e da economia de combustíveis fósseis, o conceito da propulsão híbrida E³ também reduz o ruído produzido pela máquina. Além disso, em todas as áreas dos dispositivos de trabalho foram incorporadas medidas de redução de ruído. Assim, os grupos estabilizadores estão protegidos por mantas laterais. O silo de brita e o dispositivo de vassoura estão providos de isolamento acústico. Graças a estas medidas, a máquina pode operar nas zonas urbanas e em trabalhos noturnos.
Vantagens
- Uma manutenção perfeita de todos os tipos de aparelhos de mudança de via
- Levante de 3 trilhos com socaria de 4 trilhos
- Redução dos custos de energia e logística
- Baixa emissão de poluentes e economia de combustíveis fósseis
- Redução de ruído = permite operar a máquina em zonas urbanas e em trabalhos noturnos
- Homologada para as linhas de classe C2 (cargas por eixo ≤ 20t)
* SBB – Ferrovia Federal Suíça; BLS – Companhia Ferroviária Privada que opera em sete cantões na Suíça; TPF – Empresa de Transportes de Friburgo