Um excesso de lastro causa custos desnecessários. A falta de lastro ou sua má distribuição diminui a qualidade da via.
A quantidade certa no perfil correto:
distribuição e regularização do lastro
Para produzir uma seção de lastro correta a Plasser & Theurer oferece uma abrangente seleção de máquinas para o emprego em linha corrida e aparelhos de mudança de via (AMV), para trabalhar em conjunto com socadoras de ação cíclica ou contínua, para malhas ferroviárias pequenas e também para linhas de alta velocidade.
Por que distribuir e regularizar?
A camada de lastro é fundamental para a segurança da via contra a sua flambagem. Para evitar isto, é vital que se produza uma correta seção transversal de lastro. Isto significa que quantidades suficientes de lastro devem ser distribuídas uniformemente e no perfil definido ao longo de toda a linha.
Para obter resultados duradouros de socaria é necessário que haja lastro suficiente. Particularmente nos últimos anos a necessidade de uma seção transversal homogênea do leito de lastro pesa cada vez mais nas considerações econômicas, pois o excesso de brita prende uma boa quantidade de capital. É bem mais rentável distribuir o lastro disponível de forma correta e uniforme e reduzir as necessidade de lastro novo.
Como se distribui e regulariza com eficiência?
Os arados laterais perfilam os taludes, ou seja, eles produzem o ângulo correto do talude. Para isso, os arados laterais arrastam o lastro para a zona superior, em direção ao eixo da via. Aí, o arado central recolhe o lastro e o distribui conforme a posição das lâminas ajustáveis. Em seguida, um dispositivo de vassoura retira as pedras que permaneceram em cima dos dormentes. Este lastro recuperado é descarregado na lateral da via ou - no sentido de uma maior rentabilidade - transportado para um silo de brita por meio de uma correia transportadora. Neste silo, o lastro armazenado permanece disponível para sua distribuição em zonas com falta de lastro.