O próximo passo - a máquina híbrida

Proteção ambiental & sustentabilidade

BDS 2000 E³  

Boas razões para a máquina híbrida E³

As “Metas climáticas 2030 da UE“ preveem um amplo pacote de medidas ambientais e energéticas. Operadoras ferroviárias, tais como a Deutsche Bahn e a Companhia Ferroviária Nacional da Áustria desenvolvem estratégias para uma gestão sustentável de suas malhas ferroviárias. Nesse contexto, queremos ajudar nossos clientes a atuar de forma flexível e economicamente rentável.

Nossa solução consiste em um novo conceito de propulsão que permite tracionar a máquina  por meio de um motor diesel ou de um motor elétrico, mediante utilização da energia elétrica proveniente da catenária. Isto se aplica tanto para o traslado como para a marcha de trabalho. Com isso, a emissão local de CO2 é praticamente zero, o que - junto com as abrangentes medidas de isolamento acústico - permite aos nossos clientes cumprir com todas as exigências ecológicas gerais durante os trabalhos de conservação da infraestrutura.

Eficiência de custos para a operadora ferroviária.

Preços de combustível em alta, preços de turnos de trabalho baixos e altos custos de pessoal são a realidade com que os empreendedores se defrontam. As máquinas híbridas oferecem uma série de possibilidades de reduzir seus custos gerais a longo prazo. Pois sempre que uma catenária ativa esteja disponível o motor diesel principal é desligado. Como resultado, o consumo de combustível e, consequentemente, o tempo e custos de abastecimento são reduzidos substancialmente. Além disso, a extensão significativa dos intervalos de serviço em decorrência das horas operacionais mais baixas do motor diesel também resulta em uma redução de custos.

O veículo com sistema de propulsão híbrido.

O conceito da propulsão híbrida abrange um motor diesel similar ao utilizado até então e, além disso, um motor elétrico adicional alimentado com energia elétrica da catenária. Os componentes elétricos foram adquiridos junto de fabricantes renomados e são da melhor qualidade. O sistema de controle é um desenvolvimento próprio da Plasser & Theurer. Neste aspecto temos sido pioneiros, pois nunca antes se havia equipado uma máquina de construção ferroviária desta classe de potência com este tipo de sistema de propulsão.

Sistema de freio indireto com recuperação de energia.

Graças ao sistema de propulsão híbrido, a frenagem é realizada pelo torque do motor elétrico que, durante a ação de frenagem, trabalha como gerador. A eletricidade aí produzida pode ser devolvida à rede. No caso de não existir essa possibilidade devido às prescrições da operadora ferroviária, esta energia é dissipada através de uma resistência instalada no teto. Em ambos os casos, a vida útil dos freios aumenta em decorrência do menor desgaste.

Conjunto gerador para intervalos de trabalho.

Para que a rede de bordo da máquina, durante suas paradas, seja alimentada da forma mais ecológica possível, a máquina vem equipada com um grupo-gerador diesel próprio. Este alimenta os consumidores elétricos, tais como iluminação, ventilação, computadores, etc. com energia elétrica quando não é possível obter eletricidade da catenária.

Econômica

  • traz vantagens nas concorrências públicas devido ao bônus ecológico
  • evita multas por motivos ambientais
  • amplia os âmbitos de aplicação nos setores urbanos e nos túneis
  • reduz os custos de combustível e sua logística
  • diminui os custos de manutenção dos elementos de tração

Ecológica

  • cumpre as normas de proteção ambiental mais estritas
  • reduz as emissões de poluentes
  • utiliza a "eletricidade verde" da ferrovia
  • gera menos ruídos

Ergonômica

  • reduz a exposição a ruídos e gases de escape
  • oferece postos de trabalho atraentes e ergonomicamente otimizados
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