O distribuidor de lastro BDS 2000-4 oferece a possibilidade de gerenciar grandes volumes de lastro. Isto permite que o recurso "lastro" seja empregado com eficiência. A produtividade desta máquina está sintonizada com o trabalho das socadoras de avanço contínuo.
Para alcançar os valores de levante necessários durante os trabalhos de manutenção cada dormente deve dispor de lastro suficiente. Com o distribuidor de lastro BDS 2000-4 pode-se utilizar o lastro existente ou previamente depositado e redistribuído no lugar e na dosagem necessária.
O sistema BDS (Ballast Distribution System) aproveita os recursos existentes de maneira singular. No decurso da regularização do lastro o sistema recolhe o lastro excedente e o armazena. Em caso de déficit, o lastro armazenado é distribuído na via através de calhas de descarga, bem como por meio de duas correias transportadoras oscilantes. Desta forma, a demanda de lastro novo no âmbito de uma manutenção da via permanente pode ser reduzido em até 60 %. Esta nova máquina será operada pela empresa Bahnbau Wels (Rhomberg Sersa Rail Group) na Áustria.